[Pré-Inscrições Abertas] Curso Pintura de Paisagem: imaginação e observação

destinatários adolescentes a definir

horas de contacto 20h horário das 15h às 20h 

pré-inscrição gratuita 

Este curso propõe uma abordagem à pintura de Paisagem segundo duas estratégias distintas: uma que potencia a imaginação, outra que privilegia a observação e captação da realidade. Assim, o trabalho dividir-se-á entre o atelier (sala de aula) e os jardins, explorando técnicas adequadas a cada um dos contextos.

A primeira experimentação é feita com tintas, através de manchas livres e gestos expressivos, sendo propostos exercícios de criação (apropriando, por exemplo, a técnica das manchas ou borrões aleatórios de Alexander Cozens e a técnica surrealista “Decalcomania”) onde se prevê a criação de paisagens unicamente através da pintura, abrindo as conceções de paisagem a um modo elementar – organização dos elementos na folha, definição céu-terra, relação luz/sombra. A esta primeira abordagem segue-se a experiência da pintura ao ar livre, em que o foco é o de captar impressões e variações tonais, formulando relações entre o campo da pintura e a representação/captação da realidade.

Após vários desenhos e pinturas o participante será acompanhado na escolha de uma imagem para pintar em tela que poderá resultar de um só desenho ou da construção entre vários, permitindo desenvolver noções de composição de Paisagem e que virá consolidar as experiências anteriores. No final da oficina de 20h será possível reconhecer diferentes técnicas e estratégias associadas à Pintura de Paisagem e adquirir competências técnicas e cognitivas no âmbito da pintura. 

Programa

Dia 1

sábados

Objetivo

  • Introduzir noções de composição de Paisagem;
  • Explorar a criação de paisagens intuitivas e da imaginação.

Estratégias e atividades

14h às 19h

  • Breve introdução do conceito de Paisagem e a esquemas de composição;
  • Introdução à técnica das manchas/borrões acidentais de Alexander Cozens e à técnica surrealista “Decalcomania” de Max Ernst;
  • Início da exploração prática.;
  • Continuação da experimentação. Esboços rápidos como forma de desinibição;
  • Estudos: elaboração de desenhos partindo das manchas aleatórias anteriores.

No final dos dois dias os participantes terão realizado

  • 10 esboços com tinta;
  • 1 ou 2 desenhos finalizados

Dia 2

Objetivo

  • Introduzir noções de paisagem atmosférica e estratégias de observação e registo ao vivo.

Estratégias e atividades

14h às 19h

  • Pintura ao ar livre nos jardins (na Casa Azul ou num jardim municipal);
  • Experiências a aguarela – cor/mancha – Trabalho da linha/gesto com desenhos a lápis de cor de motivos naturais;
  • Continuação e conclusão dos desenhos nos jardins.

No final do dia os participantes terão realizado

  • 5 estudos de linha e mancha com lápis de cor/aguarela.

Dia 3

Objetivo

  • Estratégias de combinação e dos estudos anteriores e composição;
  • Introdução à experiência de pintura em atelier;
  • Concretização de uma pintura em acrílico sobre tela contra colada.

14h às 19h

  • Escolher e combinar os estudos e modalidades de desenho dos dias anteriores;
  • Composição de uma nova paisagem; – Início da pintura com tinta acrílica sobre cartão telado;
  • Continuação e conclusão da pintura.   

No final do dia os participantes terão realizado

  • 1 pintura em tela.

A sua investigação artística tem-se debruçado no estudo da Paisagem enquanto processo natural e simbólico e em diferentes possibilidades de estabelecer e veicular relações com a Natureza. Partindo da incorporação de manifestações e poesias naturais à sua posterior reencenação, procura um modo de investigação mutável, que oscila entre meios distintos encontrando no Mar o motivo de análise e origem da fluidez criativa.

Como parte desta investigação, conclui, em 2016, o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o projeto “A Paisagem enquanto experiência. Mar: Imersão e Viagem”. Em 2015 estudou Visual Culture and Contemporary Arts na Aalto University, Finlândia (Erasmus+) e foi selecionada para o workshop internacional Adaptations – Utö. Site, Stories and Sensory Methods, Multidisciplinary Workshop, HIAP, Finlândia.

Participou nas residências artísticas “Laboratórios de Verão” (2017), gnration, Braga; “Artistas emergentes Europeus” (2017), VIII FIGAC, Viana do Castelo e Feinprobe Honigsüss 7 (2014), Wbmotion, Wittenberg, Alemanha.

Expõe regularmente desde 2013, destacando-se as exposições: “Como o sol / Como a noite” (2018), oMuseu – FBAUP, org. Porto/Post/Doc; “Incerta Desambiguação / Catarse” (2017), Galeria Zaratan, Lisboa; “Reencenação à distância” (2017), Galeria Breve mente, org.Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo; “Sobre a noite cósmica” (2017), gnration, Braga [colaboração com Adriana Romero]; “Immersion” (2015), ADD.Lab, Espoo, Finlândia e “sem” (2015), Galeria Painel, Porto.

Numerus Clausus

mínimo de participantes 8
máximo de participantes 10

Local

Casa Azul
Avenida Tenente Valadim, n.º 17, 2.º Andar
2560-275 Torres Vedras

GPS: 39.092424,-9.256336

Valores

Pré-inscrição 0€
Inscrição 50€ (no ato de inscrição)
Prestações duas de 100€

Pagamentos integrais de 250€ tem desconto de 5%

Modo de pagamento

Transferência bancária
EMERGE ASSOC CULTURAL P PROM ARTE COMTEMPORANEA
IBAN PT50 0035 0822 00069060330 67
Caixa Geral de Depósitos

Envio do comprovativo para dambrosio@emerge-ac.pt

Observações

  • Os participantes devem trazer roupa velha ou de proteção;
  • A EMERGE reserva-se o direito de não oferecer o curso caso o número mínimo de participantes não tenha sido preenchido.

Pré-Inscrição

[contact-form-7 id=”4374″ title=”Inscrições Pintura de Paisagem”]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

voltar ao início