Detalhe da obra "Expiatório" da artista Bárbara Rosário. Vê-se pelo preto emaranhado.

Cão no Couro ▲ Bárbara Rosário

folha de sala  press-release

Curadoria: Mafalda Duarte Barrela

Datas: até 09 de novembro de 2024.
Inauguração: 05 de outubro às 17h
Horário de visitas: Por marcação para o número WhatsApp +351 919 182 780,
De terça a sábado

Casa Azul ▲
Salas de exposição no 2.º piso
Avenida Tenente Valadim, 17, Torres Vedras, Portugal.
ao lado do Teatro-cine de Torres Vedras

“Acordar para os privilégios que certos grupos sociais têm e praticar pequenos exercícios de perceção pode transformar situações de violência que antes do processo
de conscientização não seriam questionadas.”

— Djamila Ribeiro, Pequeno Manual Antirracista, 2019

Sinopse

Em Cão no Couro, Bárbara Rosário explora a violência da herança colonial através de escultura e instalação. O projeto surge como um ensaio visual e parte de uma postura de revolta contra o racismo estrutural que afeta as instituições e sociedade portuguesas. Cão no Couro é, de igual modo, um convite à reflexão: o que é a alteridade? O que constitui um fator de alteridade e como surge? De que modo alteridade, abjeção e violência se relacionam?

“Parte-se de um sentimento de inquietação, frustração e raiva com questões que assomam o país, como racismo estrutural, misoginia, desigualdade de classe e suas interseções. Da perspetiva individual a uma reflexão sobre o coletivo, as obras da artista surgem quase como um ensaio sobre o conceito de alteridade.” (Mafalda Duarte Barrela).

O acesso à exposição é feito pela porta na lateral direita (ao lado do Teatro-Cine de Torres Vedras) e através de sete lances de escada sem elevador.

Biografias

Bárbara Rosário

Bárbara Rosário (ela/dela) é Mestre em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. O seu trabalho aborda conceitos como a mortalidade, o envelhecimento e o conceito de corpo-máquina, refletindo sobre questões de alteridade, identidade e sobrevivência. 

Atualmente partilha um espaço de trabalho em Aveiro, a sua terra natal, com outros makers multidisciplinares e procura explorar as ligações entre Arte, Ciência e Tecnologia.

Expôs previamente em locais como os Maus Hábitos (2023),  a Galeria Zé dos Bois (2022), a Zet Gallery (2020) e o MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (2018).

Instagram: https://www.instagram.com/barbaramrosario/Website: https://barbararosario.com/

Mafalda Duarte Barrela

Mafalda Duarte Barrela (ela/dela) é curadora de arte contemporânea e frequenta o Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, com especialização em Cinema e Fotografia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nos seus projetos curatoriais, aborda frequentemente questões relacionadas com equidade social e a relação entre abjeção e subjetividade. Para além disso, interessa-se pela exploração da prática curatorial enquanto meio alternativo de produção de conhecimento através da observação e estudo de objetos artísticos.

Nascida em 1993, vive e trabalha em Torres Novas. A dedicação à arte contemporânea emergente é evidente no seu percurso profissional, tendo criado o EMERGÊNCIA, programa de apoio a novos artistas contemporâneos do Município de Torres Novas, onde trabalhou de 2018 até 2022. Foi também curadora do 3º ciclo da PARALLEL – European Photo Based Platform e integrou a equipa da EMERGE em 2020, nas áreas de curadoria, edição e educação para a arte.


Website: https://mafaldaduartebarrela.cargo.site/

Ficha técnica

Produzido por
EMERGE

Direção artística, direção de produção, design cultural
Jorge Reis

Artista
Bárbara Rosário

Curadora
Mafalda Duarte Barrela

Gestão de projeto cultural
Daniela Ambrósio

Assistente de gestão de projeto cultural
Heloísa Vivanco Pires

Fotografia
João Henriques

Mediação de públicos
Jorge Reis e Daniela Ambrósio

Montagem
Bárbara Rosário, Henrique Neves, Jorge Reis e Mafalda Duarte Barrela

Contactos

Número de telefone 919182780
Endereço de correio eletrónico asking (at) emerge-ac.pt

imagem: © Bárbara Rosário, “Expiatório” (detalhe), 2024

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