Academia Visual 2020/ 21

A equipa da segunda edição da Academia Visual (AV), teve que lidar com a nova realidade que se impunha e que impedia o desenvolvimento deste projeto educacional em espaço fisico comum. Por este motivo e, sobretudo por segurança de todos os interveninentes, as únicas sessões que tiveram lugar à presença física dos participantes foi uma visita à exposição Areia Líquida patente na Paços — Galeria Municipal de Torres Vedras, seguida de uma conversa com a artista Ana Catarina Fragoso, e uma participação à inauguração da exposição Locomotive Breath da dupla italiana Genuardi/ Ruta, na Casa Azul ▲, onde foi dada a primeira sessão de curadoria em arte contemporânea com a curadora Mafalda Duarte Barrela e introdução ao projeto cultural com Daniela Ambrósio, seguida de conversa com a dupla.

Todas as sessões restantes foram realizadas em ambiente online o que não foi impedimento para a criação, mesmo embora tenha dificultado a criação com técnicas mais tradicionais, como a pintura ou escultura. O tema que é sempre decidido com em discussão aberta com todos os participantes, este ano optou-se por fazer coincidir com o tema anual do serviço educativo da Paços — Galeria Municipal de Torres Vedras.

À imagem do que se passou na edição anterior, inicidiu-se no desenvolvimento crítico e de reconhecimento da produção artística contemporânea nacional e internacional contextualizando-a a partir de apresentação de técnicas e abordagens desconhecidas dos participantes no geral. Desta forma, contribuir para o experimetalismo e pensamento sustentado e alicercado na investigação em artes plásticas. O digital foi uma das principais ferramentas de criação e de desenvolvimento do projeto cultural, onde se desenvolveu projetos performance digital, vídeo performance, videoart, escultura digtal, entre outras.

O objetivo de se criar uma exposição e para isso acontecer, neste dição a equipa da AV equilibrou um pouco mais as vertentes da produção, gestão de projeto cultural, curadoria no digital, desenho de exposição, comunicação e design que se consideram relevantes para o desenvolvimento deste projeto que não depende apenas e só da criação.

No final apresentou-se TEMPUS, uma exposição online criada em 3D com visita virtual realizada pelos alunos onde os espaços que acolhem o projeto final tem as medidas dos quartos de cada participante na área da criação e onde o conceito de gravidade é simplesmente ignorado. A exposição inaugurou em ambiente digital a 09 de junho de 2021 e está patente em http://tempus.emerge-ac.pt ad eternum.

Os participantes também coordenaram duas conversas online públicas com os criadores que podem ser assistidas no canal Youtube da EMERGE, neste primeiro vídeo conversa com os criadores moderada po Miguel Silva e neste segundo vídeo conversa moderada por Débora Augusto.

Data de execução da AV 2020/ 21:
Novembro de 2020 a junho de 2021.

Público-alvo: alunos do ensino secundário e profissional do concelho de Torres Vedras

Artistas convidados de todas as edições já realizadas: Ana Catarina Fragoso, Genuardi/ Ruta, Namalimba Coelho e Nádia Duvall.

Coprodução: Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras
Apoio: Câmara Municipal de Torres Vedras

Exposições realizadas

[wp_show_posts id=”5322″]

voltar ao início