Pedro Vaz ▲ Azimute

© imagem Pedro Vaz, s/título, Acrílico sobre papel, 131 x 195 cm

folha de sala  press-release

Curadoria: João Silvério

Datas: 21 de Março a 27 de Maio de 2024.
Inauguração: 21 de Março de 2023 às 18h30min.
Horário de visitas: De terça a sábado das 15h às 19h por marcação para o número WhatsApp +351919182780
Entrada Livre

Casa Azul ▲
Salas de exposição no 2.º piso
Avenida Tenente Valadim, 17, Torres Vedras, Portugal.
ao lado do Teatro-cine de Torres Vedras

Podcast – “Artistas & Curadores à Conversa”

Sinopse

O Projeto de Pedro Vaz para a Casa Azul ▲ deriva de uma sequência de exposições que integram o vídeo e a pintura (o desenho resiste sob estas duas linguagens) numa abordagem singular à ideia de paisagem, estribada na sua experiência de campo na zona da Serra Estrela.

Na exposição, as pinturas de médio formato criam uma ambiência peculiar como fragmentos da memória que reaparecem na geometria mapeada do trabalho em vídeo.

João Silvério, Março 2024

Biografias

Pedro Vaz

Pedro Vaz nasceu em 1977 em Maputo, Moçambique, e hoje vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se na Universidade de Belas Artes, Lisboa, Portugal em 2006. O seu trabalho centra-se nas temáticas da natureza e da paisagem, e trabalha maioritariamente em pintura e vídeo-instalação. O contato pessoal com ambientes reais é fundamental para a sua prática e estes projectos incluem frequentemente uma visita guiada. Seu processo alterna entre a imersão na natureza por meio de expedições e a vivência das qualidades abstratas que a memória possui ao trabalhar no ateliê.

Em 2021 apresentou a exposição individual “Num único acorde” no CAB – Centro de Arte Caja de Burgos, em Burgos, Espanha. Participou nas seguintes exposições coletivas: Loops.Expanded, 2021, no MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal; LA TORMENTA, 2020, Centro Cultural Teopanzolco, Cuernavaca, México; O Olhar Divergente, 2019, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Açores, Portugal; Depois do choque, os trópicos, 2018, Galeria Luísa Strina, São Paulo, Brasil; Segunda Natureza, 2018, Museu Kreeger, Washington D.C., EUA; Segunda Natureza, 2016, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal; Link, Ano Zero – Bienal de Coimbra, 2015, Coimbra, Portugal. O seu trabalho encontra-se em coleções museológicas no CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; na Fundação de Serralves, Porto, Portugal; no MAAT – Fundação EDP, Lisboa, Portugal; no Centro de Arte Caja de Burgos – CAB, Burgos, Espanha; entre outros.

Instagram: www.instagram.com/pedro__vaz
Website: www.pedrovaz.art

João Silvério

Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É curador da coleção de arte contemporânea da Fundação PLMJ. É curador e vice-presidente da EMERGE-AC, Associação cultural para a promoção da Arte Contemporânea.

Iniciou a sua atividade como curador independente em 2003. Criou o projecto independente EMPTY CUBE em Outubro de 2007, que tem apresentado projetos de artistas, designers e arquitectos. (www.emptycube.org). Foi Presidente da Secção Portuguesa da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte entre Março de 2013 e Dezembro de 2015. Em 2021, participou no projeto da RAMA Residências para Artistas, em Maceira, Portugal. Criou, em 2022, a editora independente co-edition em associação com a MeelPress. Escreve regularmente sobre projetos artísticos em catálogos, publicações e websites.

Instagram: www.instagram.com/emptycube_reader
Website: www.emptycube.org

???????????????????????? ???? ???????????????????????? ????????????????????????????????????

Entidade financiada por
República Portuguesa / Ministério da Cultura — Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Torres Vedras.

Apoio à impressão
A3 – Artes Gráficas

Apoio jurídico
PLMJ – Transformative Legal Experts

Apoio à comunicação
Rádio ONfm, Torres Vedras WEB

Ficha técnica

Organização
EMERGE

Direção artística e de produção, desenho de exposição, curadoria e design cultural
Jorge Reis

Artista
Pedro Vaz

Gestão de projeto cultural
Daniela Ambrósio

Fotografia, vídeo, comunicação e marketing cultural
Sérgio Roxo

Mediação de públicos
Jorge Reis e Daniela Ambrósio

Montagem
Henrique Neves, João Silvério, Jorge Reis e Pedro Neves

Comunicação acessível
Acesso Cultura

Contactos

Número de telefone 919182780
Endereço de correio eletrónico asking (at) emerge-ac.pt

voltar ao início