[Pré-Inscrições Abertas] Curso de Pintura Ecológica: tintas, pincéis e papéis naturais

destinatários adultos calendário a defnir

horas de contacto 20h horário das 10h às 19h 

O curso propõe uma relação ecológica com a pintura. Através da criação das próprias tintas, pincéis e suportes com elementos naturais contorna-se a produção industrial e a toxicidade dos materiais comummente utilizados na pintura. Esta exploração permite um envolvimento com processos naturais e práticas tradicionais, reforçando a relação homem-natureza.

Depois da produção de diferentes tipos de tintas, pincéis e papéis, haverá um acompanhamento na experimentação plástica e na aplicação dos materiais para a criação de pinturas (preferencialmente de motivos naturais – paisagem ou naturezas mortas). Após contacto de 20h, o participante terá adquirido noções sobre a composição de tintas, produção de papel e pincéis, competências cognitivas e técnicas para a extração e produção dos próprios materiais, assim como noções técnicas na área da pintura.

Programa

Dia 1

Objetivo

  • Introduzir brevemente técnicas de produção de papel.
  • Produção de instrumentos – pincéis.

Estratégias e atividades

10h às 13h

  • Breve introdução às técnicas de produção de papel;
  • Preparação das fibras e da polpa;
  • Produção do papel.

15h às 18h

  • Continuação da preparação do papel, experiências de papéis texturados;
  • Produção de pincéis a partir de fibras vegetais.       

No final do dia os participantes terão realizado

  • Produção de folhas de papel
  • Produção de pincéis

Dia 2

Objetivo

  • Introduzir noções de composição de tintas – origem dos pigmentos, aglutinantes e médiums;
  • Contacto com diferentes métodos de extração de pigmentos e de produção de tintas através da experimentação prática.

Estratégias e atividades

10h às 13h

  • Breve contextualização da pintura com tintas naturais (origens da pintura) e a sua pertinência ecológica (exemplos contemporâneos);
  • Introdução à extração de pigmentos e produção de tintas: pigmentos minerais vs vegetais; aguarela, têmpera a ovo, tinta de óleo;
  • Início do trabalho prático: moagem e filtragem de pigmentos

15h às 19h

  • Continuação do trabalho prático: uso de diferentes aglutinantes e meios de conservação;
  • Finalização das tintas.

No final do dia os participantes terão realizado

  • Produção de tintas variadas.

Dia 3

Objetivos

  • Aplicação dos materiais produzidos na concretização de pinturas com motivos naturais (paisagem ou natureza morta)

10h às 13h

  • Experimentação das tintas e dos papéis;
  • Definição do motivo a pintar;
  • Início da(s) pintura(s) sobre papel e sobre madeira.

15h às 19h

  • Continuação e conclusão das pinturas.

No final do dia os participantes terão realizado

  • Pinturas em papel e em madeira (mdf) com as tintas e os pincéis produzidos.

A sua investigação artística tem-se debruçado no estudo da Paisagem enquanto processo natural e simbólico e em diferentes possibilidades de estabelecer e veicular relações com a Natureza. Partindo da incorporação de manifestações e poesias naturais à sua posterior reencenação, procura um modo de investigação mutável, que oscila entre meios distintos encontrando no Mar o motivo de análise e origem da fluidez criativa.

Como parte desta investigação, conclui, em 2016, o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o projeto “A Paisagem enquanto experiência. Mar: Imersão e Viagem”. Em 2015 estudou Visual Culture and Contemporary Arts na Aalto University, Finlândia (Erasmus+) e foi selecionada para o workshop internacional Adaptations – Utö. Site, Stories and Sensory Methods, Multidisciplinary Workshop, HIAP, Finlândia.

Participou nas residências artísticas “Laboratórios de Verão” (2017), gnration, Braga; “Artistas emergentes Europeus” (2017), VIII FIGAC, Viana do Castelo e Feinprobe Honigsüss 7 (2014), Wbmotion, Wittenberg, Alemanha.

Expõe regularmente desde 2013, destacando-se as exposições: “Como o sol / Como a noite” (2018), oMuseu – FBAUP, org. Porto/Post/Doc; “Incerta Desambiguação / Catarse” (2017), Galeria Zaratan, Lisboa; “Reencenação à distância” (2017), Galeria Breve mente, org.Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo; “Sobre a noite cósmica” (2017), gnration, Braga [colaboração com Adriana Romero]; “Immersion” (2015), ADD.Lab, Espoo, Finlândia e “sem” (2015), Galeria Painel, Porto.

Numerus Clausus

mínimo de participantes 8
máximo de participantes 10

Local

Casa Azul
Avenida Tenente Valadim, n.º 17, 2.º Andar
2560-275 Torres Vedras

GPS: 39.092424,-9.256336

Valores

Pré-Inscrição 0€
Inscrição 30€ (no ato de inscrição)
Prestações duas de 75€

Pagamentos integrais de 180€ tem desconto de 5%

Modo de pagamento

Transferência bancária
EMERGE ASSOC CULTURAL P PROM ARTE COMTEMPORANEA
IBAN PT50 0035 0822 00069060330 67
Caixa Geral de Depósitos

Envio do comprovativo para dambrosio@emerge-ac.pt

Observações

  • Os participantes devem trazer roupa velha ou de proteção;
  • A EMERGE reserva-se o direito de não oferecer o curso caso o número mínimo de participantes não tenha sido preenchido.

Pré-Inscrição

[contact-form-7 id=”4349″ title=”Inscrições de cursos”]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

voltar ao início