destinatários adultos calendário a defnir
horas de contacto 20h horário das 10h às 19h
O curso propõe uma relação ecológica com a pintura. Através da criação das próprias tintas, pincéis e suportes com elementos naturais contorna-se a produção industrial e a toxicidade dos materiais comummente utilizados na pintura. Esta exploração permite um envolvimento com processos naturais e práticas tradicionais, reforçando a relação homem-natureza.
Depois da produção de diferentes tipos de tintas, pincéis e papéis, haverá um acompanhamento na experimentação plástica e na aplicação dos materiais para a criação de pinturas (preferencialmente de motivos naturais – paisagem ou naturezas mortas). Após contacto de 20h, o participante terá adquirido noções sobre a composição de tintas, produção de papel e pincéis, competências cognitivas e técnicas para a extração e produção dos próprios materiais, assim como noções técnicas na área da pintura.
Programa
Dia 1
Objetivo
- Introduzir brevemente técnicas de produção de papel.
- Produção de instrumentos – pincéis.
Estratégias e atividades
10h às 13h
- Breve introdução às técnicas de produção de papel;
- Preparação das fibras e da polpa;
- Produção do papel.
15h às 18h
- Continuação da preparação do papel, experiências de papéis texturados;
- Produção de pincéis a partir de fibras vegetais.
No final do dia os participantes terão realizado
- Produção de folhas de papel
- Produção de pincéis
Dia 2
Objetivo
- Introduzir noções de composição de tintas – origem dos pigmentos, aglutinantes e médiums;
- Contacto com diferentes métodos de extração de pigmentos e de produção de tintas através da experimentação prática.
Estratégias e atividades
10h às 13h
- Breve contextualização da pintura com tintas naturais (origens da pintura) e a sua pertinência ecológica (exemplos contemporâneos);
- Introdução à extração de pigmentos e produção de tintas: pigmentos minerais vs vegetais; aguarela, têmpera a ovo, tinta de óleo;
- Início do trabalho prático: moagem e filtragem de pigmentos
15h às 19h
- Continuação do trabalho prático: uso de diferentes aglutinantes e meios de conservação;
- Finalização das tintas.
No final do dia os participantes terão realizado
- Produção de tintas variadas.
Dia 3
Objetivos
- Aplicação dos materiais produzidos na concretização de pinturas com motivos naturais (paisagem ou natureza morta)
10h às 13h
- Experimentação das tintas e dos papéis;
- Definição do motivo a pintar;
- Início da(s) pintura(s) sobre papel e sobre madeira.
15h às 19h
- Continuação e conclusão das pinturas.
No final do dia os participantes terão realizado
- Pinturas em papel e em madeira (mdf) com as tintas e os pincéis produzidos.
A sua investigação artística tem-se debruçado no estudo da Paisagem enquanto processo natural e simbólico e em diferentes possibilidades de estabelecer e veicular relações com a Natureza. Partindo da incorporação de manifestações e poesias naturais à sua posterior reencenação, procura um modo de investigação mutável, que oscila entre meios distintos encontrando no Mar o motivo de análise e origem da fluidez criativa.
Como parte desta investigação, conclui, em 2016, o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o projeto “A Paisagem enquanto experiência. Mar: Imersão e Viagem”. Em 2015 estudou Visual Culture and Contemporary Arts na Aalto University, Finlândia (Erasmus+) e foi selecionada para o workshop internacional Adaptations – Utö. Site, Stories and Sensory Methods, Multidisciplinary Workshop, HIAP, Finlândia.
Participou nas residências artísticas “Laboratórios de Verão” (2017), gnration, Braga; “Artistas emergentes Europeus” (2017), VIII FIGAC, Viana do Castelo e Feinprobe Honigsüss 7 (2014), Wbmotion, Wittenberg, Alemanha.
Expõe regularmente desde 2013, destacando-se as exposições: “Como o sol / Como a noite” (2018), oMuseu – FBAUP, org. Porto/Post/Doc; “Incerta Desambiguação / Catarse” (2017), Galeria Zaratan, Lisboa; “Reencenação à distância” (2017), Galeria Breve mente, org.Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo; “Sobre a noite cósmica” (2017), gnration, Braga [colaboração com Adriana Romero]; “Immersion” (2015), ADD.Lab, Espoo, Finlândia e “sem” (2015), Galeria Painel, Porto.
Numerus Clausus
mínimo de participantes 8
máximo de participantes 10
Local
▲ Casa Azul
Avenida Tenente Valadim, n.º 17, 2.º Andar
2560-275 Torres Vedras
GPS: 39.092424,-9.256336
Valores
Pré-Inscrição 0€
Inscrição 30€ (no ato de inscrição)
Prestações duas de 75€
Pagamentos integrais de 180€ tem desconto de 5%
Modo de pagamento
Transferência bancária
EMERGE ASSOC CULTURAL P PROM ARTE COMTEMPORANEA
IBAN PT50 0035 0822 00069060330 67
Caixa Geral de Depósitos
Envio do comprovativo para dambrosio@emerge-ac.pt
Observações
- Os participantes devem trazer roupa velha ou de proteção;
- A EMERGE reserva-se o direito de não oferecer o curso caso o número mínimo de participantes não tenha sido preenchido.
Pré-Inscrição
[contact-form-7 id=”4349″ title=”Inscrições de cursos”]