© Joana Maria, Auto Retrato, outubro, 2022 (pormenor)
Curadoria de Jorge Reis
Inauguração dia 19 de novembro 2022, sábado, às 18h30m e estará patente até dia 14 de janeiro de 2022. Visitas por marcação. Ver contactos abaixo.
na Casa Azul ▲
Sala de exposições no 2.º piso
Avenida Tenente Valadim, 17
ao lado do Teatro-cine de Torres Vedras
“ESFUMO-ME”, exposição individual de Joana Maria, explora o conceito emocional autobiográfico da artista como uma metáfora para o que é ser mulher-criança, adolescente e mãe, no confronto com os seus medos e fragilidade versus as suas potências e forças nas relações metafísicas do seu ser na virtualidade da sua existência. A artista recorre às imagens e palavras da sua Mãe, a sua maior fonte de inspiração, onde criou um espaço de exploração reflexológica que se estende nas suas dimensões mais esotéricas, expandidas nas distorções tempo-espaciais presentes no seu corpo de trabalho. As alegorias que Joana cria têm origem nas memórias vividas, surrealistas ou sonhadas, mas também nas memórias construídas e biológicas que se reportam à relação que experienciou com os seus pais e familiares ao longo da sua vida e como essas relações são sempre reinterpretadas e reconstruídas. Um exercício permanente de autoconsciência num constante encontro e desencontro, Joana procura os vários sentidos de si num espectro de criação, que se esfuma no seu Eu e na sua extensão poética de ser mulher. Esta exposição pretende criar um espaço cenográfico intersubjetivo, onde a identidade e a consciência da dimensão familiar se fazem sentir através da poesia, vídeo, fotografia e do storytelling.
Joana Maria
Nasceu em Lisboa. Vive e trabalha em Santa Cruz, Torres Vedras. Desde pequena esteve em contato com as artes através das pinturas e escritos da sua mãe e teatro e música através da sua irmã mais velha. Encontrou o seu caminho quando iniciou estudos na área do cinema na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Foi lá que descobriu seu amor pela escrita, realização, edição e fotografia.
Completou a sua formação em cursos que frequentou em Bruxelas, Colónia e Budapeste onde se especializou em realização e que lhe proporcionaram a oportunidade de realizar, “WE ARE DESPERATE”, curta-metragem de ficção financiada pelo Europe Media Program e, consequentemente, “LIKE A TREE”, a sua primeira curta-metragem documental, filmada na China a convite do programa Looking China 2015.
Atualmente já com algumas curtas-metragens realizadas e escritas por si – incluindo as curtas de ficção premiadas “OOBE”, “WE ARE DESPERATE” e “SEE ACTIONS. NOT COLORS.”, continua a trabalhar muito para provocar emoções e contar histórias.
???????????????????????? ???? ???????????????????????? ????????????????????????????????????
Câmara Municipal de Torres Vedras, A3 – Arte Gráficas, Torres Vedras WEB, Rádio ON.
Marcações para visitas
De terça a sábado.
Marcação para visita guiada de grupos é através dos mesmos contactos.
Número de telefone 919182780 ou por email jorgereis@emerge-ac.pt
Ficha técnica
Organização
EMERGE
Artista
Joana Maria
curadoria, produção, programação, textos e design cultural
Jorge Reis
gestão de projeto
Daniela Ambrósio
montagem
Jorge Reis e Joana Maria
fotografia
Marisa Bernardes