Sinopse
Se te pedirem para construir uma casa, onde começas? Onde é que acabas? E ainda, onde é que te encontras? Reformulações das estruturas. Repensar os conceitos. Reescrever as medidas.
“Expunção v.2” serve à nossa casa interna uma expressão experimental, para reivindicar um novo espaço entre o que colocamos e o que retiramos ao que colocámos. Este sítio que se encontra não é novo nem é neutro. É o que vamos descobrir, fora de nós, entre materiais ásperos como o carvão, a lixa e o cimento.
Atividade de mediação de públicos realizada no âmbito da exposição “EXPUNÇÃO” de Xana Sousa e Nelson Rodrigues com curadoria de Jorge Reis na Casa Azul ▲, espaço de criação da EMERGE, cedido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
Biografia da formadora
Salomé Abreu é licenciada em Literatura e Artes pela Universidade de Évora (2014).
É formada em Som, na Restart (2009). Abreu tem experiência como técnica de som ao vivo/ assistente de técnico de som e luz. Técnica de som em captação, edição e masterização de documentários. Sonoplasta para dança contemporânea e teatro de objetos.
Formada na IV edição da Academia de Líderes Ubuntu (IPAV, 2017). Mãe. Artesã. Criadora. Dinamizadora de Bibliotecas Humanas (Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Escolas de Torres Vedras, CLAIM de Torres Vedras). Apaixonada por histórias de vida e estórias na vida.
Desde 2013 cria e dinamiza trabalhos nas áreas de animação e mediação artística em diversos contextos sociais, com diferentes faixas etárias, utilizando a escrita criativa, storytelling, interpretação de músicas e danças tradicionais, entre outros. Professora de atividades extra curriculares em jardins de infância e escolas de jardim de infância e 1º ciclo, desde 2017, em áreas como a dança, o teatro e a expressão artística. Atualmente, professora no projeto educativo Um, Dó, Li, Tá, do 1º ciclo, da responsabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o intuito de promover o brincar na rua.
Colaboradora da companhia A Bolha – Teatro com Marionetas, dinamizando o projeto Transparente (criação de histórias com utentes de lares e centros de dia).
Valores
Atividade gratuita
Observações
- Os participantes terão contacto com a criação de conceitos e com expressão artística.
- Técnicas utilizadas: barramento, lixagem e desenho.
- Limite máximo de participantes é de 10 pessoas.
- Requisitos dos participantes: trazer roupa que se possa danificar.
Inscrição
A inscrição é feita através do email asking@emerge-ac.pt ou através de Whatsapp 919182780
