PODCAST @ EMERGE

Com o intuito de partilhar através de conversas informais, em torno do processo artístico, das exposições e dos trabalhos presentes na Casa Azul, como também de arquivo desse mesmo, a EMERGE — Associação Cultural iniciou em 2023 o Podcast “Artistas & Curadores à Conversa”.
Acompanhe através do Spotify e do Youtube da EMERGE.

Azimute

Entre Caminhadas e Paisagens
De Pedro Vaz, com o curador João Silvério e Sérgio Fazenda Rodrigues

O primeiro episódio deste ano do podcast “Artistas & Curadores à Conversa” da EMERGE juntou Pedro Vaz, João Silvério e Sérgio Fazenda Rodrigues à conversa, no âmbito do projeto “Azimute“, que se encontra em exposição na Casa Azul ▲ até o dia 27 de maio de 2024.

Neste episódio, o curador João Silvério e o artista Pedro Vaz partiram do projeto “Azimute”, que teve início em 2018, cujas obras foram apresentadas pela primeira vez na Galeria 111, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues. Na Casa Azul ▲ o curador João Silvério e o artista Pedro Vaz apresentam pinturas, desenhos, vídeos e uma caixa de natureza. Parte destas obras são apresentadas ao público pela primeira vez. O artista revela nesta conversa que “todas estas peças evocam a experiência de caminhar” na paisagem nevada da Serra da Estrela.

Marque aqui, a sua visita, até 27 de maio de 2024!(https://calendar.app.google/ox9etqJwq7t9h7Bt5)

LUNOTICS

Assincronismos Lunares e o Pós-25 de Abril
De João Henriques, com o curador Jorge Reis

Neste episódio, o curador Jorge Reis convida o artista torreense João Henriques a partilhar detalhes da exposição site-specific “LUNOTICS“, concebida para a Casa Azul ▲ e que encerrou o programa de exposições da EMERGE em 2023. Nesta conversa, João Henriques fala sobre a natureza da exposição, uma composição que envolve a desconstrução do erro na fotografia, a utilização de textos de figuras conhecidas do pós-25 de Abril como grafitti, o abandono das convenções da moldura na arte e a perda do ponto de vista. O artista reflete também sobre o uso de fotografias do arquivo público da NASA, enquanto fotógrafo profissional, explorando a subversão do ideário de arquivo, o desafio às convenções da representação e a presença de um poder subjacente nas suas composições.
Uma exposição que esteve patente na Casa Azul ▲ da EMERGE — Associação Cultural, em Torres Vedras, entre 02 de novembro de 2023 e 06 de Janeiro de 2024.

ALBO

Geometrias e Passepartouts
de Rui Aleixo, com o curador Jorge Reis

Neste episódio, exploramos o processo de construção da exposição “ALBO” de Rui Aleixo na Casa Azul ▲ em Torres Vedras, onde o curador Jorge Reis convida o artista, Rui Aleixo, a compartilhar os detalhes do seu processo criativo numa conversa cativante, realizada no seu atelier na Chamboeira. Composta por várias sub-séries e em múltiplos formatos, Rui Aleixo fala sobre as mais de 50 obras que criou para esta exposição, todas nascidas das geometrias dos passepartouts de molduras de fotografia familiares antigas. O artista compartilha como explora a transformação de objetos comuns e como colecionar objetos o inspira em todas as suas criações. Além disso, explora a questão temática da presença/ausência, partilhando as técnicas e os formatos que compõem esta exposição.
Uma exposição que esteve patente na Casa Azul ▲ da EMERGE — Associação Cultural, em Torres Vedras, entre 28 de setembro e 28 de outubro de 2023.


Deusas Solares e Contemporâneas

Extrativismo em Torres Vedras
De Inês Ferreira-Norman, com a artista Evgenia Emets e acompanhados pelo curador Jorge Reis.

Neste episódio o curador Jorge Reis conduz a criadora Inês Ferreira-Norman e a eco-artista Evgenia Emets, a uma profunda exploração da interseção entre arte, sustentabilidade e natureza. Junte-se a nós para uma discussão detalhada sobre a exposição “Deusas Solares Contemporâneas” de Inês Ferreira-Norman, sua relação com os rituais dedicados a deusas solares e seu compromisso com a sustentabilidade nas práticas artísticas. Evgenia Emets compartilha insights sobre seu projeto “Eternal Forest” e como a arte pode repensar a nossa conexão com ecossistemas florestais e espaços sociais e culturais. Não deixe de ouvir esta conversa envolvente, onde também exploramos a importância dos livros de artistas como documentos para o futuro e como ferramentas de democratização da arte.
Uma exposição que esteve patente na Casa Azul ▲ da EMERGE — Associação Cultural, em Torres Vedras, entre 15 de junho de setembro e 14 de setembro de 2023.

Expunção


De Xana Sousa e Nelson Rodrigues, com o curador Jorge Reis e conduzida por Inês Joaquim.

Neste segundo episódio, temos a presença de Inês Joaquim, que conduz uma conversa com os artistas Xana Sousa e Nelson Rodrigues e o curador Jorge Reis, acerca do processo de trabalho de EXPUNÇÃO.
Inês Joaquim é correspondente da edição online da revista UMBIGO em Torres Vedras, para a qual escreve artigos e realiza entrevistas no âmbito da programação artística e cultural da cidade.
EXPUNÇÃO é uma exposição de desenho experimental, interventivo e instalativo pelos artistas Nelson Rodrigues e Xana Sousa, partindo do ato de desenhar, onde é estabelecido um paralelismo com o ato de expungir.

Uma exposição que esteve patente na Casa Azul ▲ da EMERGE — Associação Cultural, em Torres Vedras, entre 13 de abril e 27 de maio de 2023.

Brazilian Wax

Residência Artística Internacional EMERGE 2023 | Carnaval de Torres Vedras
De Gustavo Von Ha, com o curador João Silvério.

Brazilian Wax, é uma exposição apresentada pelo artista brasileiro Gustavo von Ha, com curadoria de João Silvério, na Casa Azul ▲, em Torres Vedras. É resultado de uma residência artística, promovida pela EMERGE Carnaval de Torres Vedras que conta com os parceiros institucionais da República Portuguesa/ Ministério da Cultura – Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Torres Vedras e o apoio do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, entre os dias 10 de março e 01 de abril de 2023.

Uma residência artística, cujo tema versa sobre o icónico evento anual da cidade que dá nome ao projeto. Neste contexto, é convidado um artista estrangeiro e não residente em Portugal para, com outros olhos, desenvolver projectos visuais e performativos, a partir da vivência na cidade, nas suas múltiplas transformações.

Nesta exposição, com curadoria de João Silvério, Von Ha desenvolve uma série de acções que se materializam em trabalhos que resgatam o imaginário colectivo sem hierarquias. A lógica do Carnaval, o ritual enquanto prática transformadora; e a memória recorrente do museu imaginário, ou a relação do corpo político com os costumes, a vida e a ficção. A exposição é um ambiente criado no contexto de uma comunidade, relacional e plena de contributos.

voltar ao início