Curadoria de Mafalda Duarte Barrela
Inauguração dia 01 de maio 2021, sábado, das 10h às 13h.
na Casa Azul ▲
Avenida Tenente Valadim, 17, 2.º piso
ao lado do Teatro-cine de Torres Vedras
Entrada gratuita e estacionamento gratuito atrás do edifício.
WOMBAT é a aglutinação de duas palavras da língua inglesa: “woman” (mulher) e “combat” (combate). Este acoplamento insere-se nas considerações que Donna Haraway tece no seu artigo de 1985, “A Cyborg Manifesto”, sobre aquilo que considera a entidade cyborg, que reside na recusa da existência das dicotomias humanidade/animalidade e humanidade/tecnologia. Este cyborg é, por isso, um híbrido que vive dentro do sistema, enquanto “prole ilegítima” do capitalismo, militarismo e Estado. Assim, WOMBAT é sobre dualismos e, ao mesmo tempo, sobre a sua rejeição. Trata de conceitos que, devido à sua historicidade, aparentam ser incompatíveis. A posição crítica na sua inevitável inclusão em contextos hegemónicos apela à rebeldia e à revisão da performatividade do género feminino, assim como da noção de violência enquanto produto da sociedade patriarco-capitalista.
Nesta exposição de Sónia Carvalho, com curadoria de Mafalda Duarte Barrela, a artista desconstrói a temática ao revisitar arquétipos de género e o conceito de sagrado feminino, através de uma investigação visual e abordagem arquivística da sua obra, explorando técnicas diversas e navegando, a nível plástico, entre a abstração e a represent(ação).
Exposição patente até dia 12 de junho 2021.
Esta exposição está disponível para visitar por marcação através do número de telefone 919182780 ou por email jorgereis@emerge-ac.pt
Todos os visitantes devem cumprir as seguintes medidas de etiqueta sanitária: manter distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros, dentro e fora do espaço; desinfetar as mãos; usar máscara a cobrir nariz e boca; quando tossir, colocar a parte interior do cotevelo em frente à boca; não são permitidos quaisquer contactos fisicos, entenda-se, aperto de mão, toque de cotevelo, toque com os pés.
Fotografias © Marisa Bernardes, 2021
Ficha técnica
artista Sónia Carvalho
curadoria e desenho de exposição Mafalda Duarte Barrela
gestão de projeto Daniela Ambrósio
produção e design Jorge Reis
montagem Mafalda Duarte Barrela e Sónia Carvalho
fotografia Marisa Bernardes
comunicação Daniela Ambrósio
assistência à produção Inês Filipe