Sónia Carvalho, Cleaning Nightmares, openstudio Mota Galiza, Porto, 2019.
© André Henriques (Ah!PHOTO)
Destinatárias Comunidade feminina jovem, adulta e sénior
Calendário 20, 21, 22 e 23 de agostoHoras de contacto 24h
Horário das 10h às 17h (6h diárias) Local Associação Incluir +
Prazo de incrição 17 de agosto
O Workshop é oferecido pela EMERGE e pela artista plástica Sónia Carvalho em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e a associação Incluir + no âmbito do programa cultural do Festival Novas Invasões. Nesta iniciativa de formação pretende–se desafiar a estrutura psicológica e emocional bem como os limites físicos e mentais do corpo, forçando-o a reviver condutas estereotipadas da figura da mulher e do doméstico, para que através de processos performativos e de exercícios de grupo se dessacralizar os mesmos.
Através de métodos repetitivos desses gestos pretende-se desenvolver estados meditativos de introspeção, de forma a aumentar a consciência e aprofundar a compreensão tanto de si mesmo, como do grupo.
Serão realizados exercícios de longa duração para desenvolver a capacidade de concentração e de resistência, necessários à concretização da performance coletiva. No programa do workshop irá realizar-se conversas sobre o estado da arte performática onde será feita uma contextualização pela artista plástica Sónia Carvalho.
Programa
O workshop é composto por três etapas
etapa 1
Conceito (fase de estruturação teórica e conceptual que antecede a fase prática da criação);
etapa 2
Experimentação Prática (exercícios que impulsionem a criação de uma obra);
etapa 3
Materializações: concretização de coreografias para a performance coletiva e experimentações em campo, na Chafariz de São Miguel (Choupal).
A realização deste workshop é essencial tanto para o desenvolvimento de encenações coreográficas do grupo, bem como para a realização de vídeos (posteriormente editados) e registos fotográficos a incluir tanto na performance coletiva final, bem como em locais sacralizados e/ou outras fontes da cidade de Torres Vedras, no contexto do Festival Novas Invasões.
O trabalho fotográfico contará com a artista plástica Marisa Bernardes.
Do workshop serão selecionadas pela artista Sónia Carvalho e pelo curador Jorge Reis até dez participantes para a concretização da performance final Struggle Like a (Wo)Man #1 que se irá realizar nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro de 2019 das 18h às 18h30m no Chafariz de São Miguel (Choupal) no âmbito do Festival Novas Invasões.
As participantes terão que autorizar registos fotográficos e filmagens que irão ser usadas tanto na performance, bem como nas instalações.
Objetivos
- Oferecer às participantes conhecimentos técnicos, teóricos e conceptuais suficientes, que de alguma forma, lhes possam despertar o interesse para o uso dos seus próprios corpos como ferramentas criativas.
- Dar a conhecer o uso do corpo como um campo simbólico no contexto da arte performática, através da apresentação de imagens e de leituras de textos específicos que estimulem o debate.
- Criar dinâmicas de grupo que fomentem a autoconfiança, a consciência do próprio corpo e sua relação com o outro – público.
- Realização de trabalho fotográfico que será apresentado próximo de locais sagrados no centro histórico de Torres Vedras.
Sónia Carvalho (1978), de momento frequenta o segundo ano de Doutoramento em Belas Artes, especialidade de Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É investigadora colaboradora externa no ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, ancorado em três instituições: a Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) [UA/DeCA], a Universidade do Porto (Faculdade de Belas Artes) [FBAUP] e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Superior de Design) [IPCA/ESD]; bem como investigadora colaboradora no CIEBA, Centro de Investigação em Belas-Artes, pela Universidade de Lisboa. Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o trabalho de projeto “URBA FEAT: análise do processo criativo” (2013). licenciada em Artes Plásticas – 2.o Ciclo – Ramo Pintura pela Escola Superior Artística do Porto (2004), licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha (2002). Foi bolseira do programa de Intercâmbio Europeu ERASMUS, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid (2000).
Trabalhou como professora Universitária na Escola Superior Artística dde Guimarães e como docente no Curso Secundário de Artes e Indústrias Gráficas no Colégio Internato dos Carvalhos. Foi colaboradora da associação cultural Pensart, sediada em Madrid. Fez várias produções de eventos culturais, no âmbito das artes plásticas e do Teatro.
Expõe o seu trabalho desde 2002, destacando a exposição individual “In Between”, na Galeria de Arte Contemporânea Plumba, no Porto; a coletiva “Opções e Futuros” comissariada por Miguel Amado na Galeria de Arte Contemporânea “Arte Contempo”, Lisboa. Também participou na feira de arte FIL de Lisboa. Com os projetos de Dj/Vj e Performance salientam-se os espaços tais como a Casa da Música, no Porto, o MusicBox em Lisboa, a Tabacalera em Madrid, e as atuações com o colectivo Alemão Pfadfinderei, o produtor Americano Arthur Baker, entre outros. Foi selecionada para o Taster Lx da Red Bull Music Academy. Participou em Maio, do corrente ano, no workshop “Cleaning the House” da artista Marina Abramovic, na Grécia, produzido pelo MAI.
Numerus Clausus
mínimo de participantes 10
máximo de participantes 15
Local
R. Cândido dos Reis 33A
2560-382 Torres Vedras
GPS: 39.093565, -9.258054
Inscrição
[contact-form-7 id=”4507″ title=”Inscrições Struggle like a (Wo)Man #1″]